Prefeitura Municipal e inpEV debatem o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo para Escolas Municipais

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos e o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) de Mirassol do Oeste se reuniram com para debater a implantação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) em escolas da rede municipal em 2023.

A reunião foi realizada no dia 23 de fevereiro de 2023, e envolveu técnicos e gestores representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e gestor da unidade do inpEV do município de Mirassol do Oeste. A reunião ocorreu na sede da pasta da educação.

O PEA Campo Limpo foi criado pelo inpEV em 2010, com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados as ações de educação e conscientização sobre o meio ambiente, alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O programa tem como público alvo alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas do entorno das centrais de recebimento.

O tema da edição do PEA Campo Limpo de 2023 é a Ecoeficiência. Segundo Vagner Meira Teixeira, Secretário Municipal de Agricultura, O programa oferecerá Kits de material didático e pedagógico de apoio aos docentes sobre Ecoeficiência, permitindo trabalhar de forma lúdica com os estudantes o tema. Além disso, será realizado um concurso de desenho e de redação sobre o tema.

O cadastro para o PEA deverá ser feito até 31 de março, informando dados como: nome das escolas e quantidade de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Na reunião, ficou definido que será realizado o cadastro das Escolas Municipais, Boa Esperança, Reinaldo Botelho, Evilásio Vasconcelos, e a Marechal Rondon, escola recém municipalizada.

O inpEV é uma instituição sem fins lucrativos e entidade gestora do Sistema Campo Limpo desde 2002. Desenvolve atividades de educação voltadas a destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema.